Pular para o conteúdo principal

AULA 1 - CURSO LIVRE DE HISTÓRIA GERAL

 

AULA 1 - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA

AULA

DATA

RESUMO DE CONTEÚDO

01

03/03/22

TEMA: Os conceitos fundamentais da História

PALAVRAS-CHAVE: História, Fontes Históricas, Tempo, Cronologia, Periodização, Acontecimentos e fatos, Mudanças e permanências, Sucessão e continuidade, Séculos.  

RESUMO DOS CONTEÚDOS:

1. Apresentação do curso.  

2. Dicas para aproveitar melhor os estudos, de modo que seja uma experiência agradável e enriquecedora. 

3. Uma introdução aos estudos da História, abordando seus principais conceitos.

4. Visão relâmpago sobre as características dos principais períodos da História. 

Slide em PDF (Clique sobre a imagem)


INDICAÇÃO DE MATERIAL EXTRA:

        1.       Vídeos: 

        Assista a esta pequena vídeo-aula do telecurso. É bem objetiva e ao      mesmo tempo, por ser em formato de "novelinha", torna-se bem      agradável. Procure identificar os elementos trabalhados em nossa aula   presencial. 

 A Grande aventura da História


        2.       Artigos:  Afinal, para que serve a História? (Click aqui)

                    (Você ouvir esse artigo, se preferir. Recurso logo no início)

        3.       Exercícios: Reflita sobre as seguintes questões e formule respostas para as mesmas. Pode por escrito, pode ser mentalmente ou debate com alguém. Depois ( Só depois mesmo) acesse o link indicado para ver as possíveis respostas para essas questões. 

 1. A História não passa de uma área de conhecimento preocupada em estudar o passado? Justifique a sua resposta.

2. Os fatos históricos só podem ser reconhecidos nas ações dos grandes acontecimentos e personagens? Justifique a sua resposta através de um exemplo.

3. Estabeleça a diferença existente entre o tempo cronológico e o tempo histórico.

4. Aponte a divisão do tempo histórico usualmente utilizada pelos historiadores e demais estudantes dessa área do conhecimento.

5. Explique de que forma o historiador tem condições de acessar o passado.

6. O que é anacronismo, e como ele dificulta o trabalho com o passado?

Respostas: (Click Aqui)

OBSERVAÇÕES:

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palestra no Educandário Fonte da Sabedoria

Indisciplina escolar: um olhar sobre causas e soluções possíveis  Nessa palestra falo sobre questões práticas do dia-a-dia das escolas e salas de aula, da realidade de alunos e professores. 16 de Janeiro de 2024. 

AULA 3 - ANTIGAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS: MESOPOTÂMIA, PALESTINA E EXTREMO ORIENTE

  AULA 3 - ANTIGAS CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS: MESOPOTÂMIA, PALESTINA E EXTREMO ORIENTE AULA DATA RESUMO DE CONTEÚDO 03 17/03/22 TEMA:  Antigas Civilizações Orientais PALAVRAS-CHAVE: Civilização, Estruturas, política, economia, religião, sociedade, cultura: Geografia, Guerras e conquistas, expansionismo, teocracias, monarquias, escrita,  RESUMO DOS CONTEÚDOS: 1. Características gerais das civilizações orientais: Economia, Política, Religião e cultura.  Slide em PDF (Clique sobre a imagem) INDICAÇÃO DE MATERIAL EXTRA:         1.         Vídeos:     Assista à seguinte reportagem. Um apanhado geral sobre a origem e formação das antigas civilizações. Procure refletir sobre o tema, fazendo conexões com o que foi estudado durante a aula. Não deixe fazer suas anotações e resumos, bem como de aprofundar os estudos em outras fontes de pesquisa.   A história das Civilizações (reportagem) Map...

Indisciplina escolar: Um olhar realista sobre causas e soluções

  Indisciplina escolar: Um olhar realista sobre causas e soluções “Indisciplina escolar: um olhar realista sobre causas e soluções” é uma palestra que nasceu a partir de uma pesquisa realizada como requisito para a conclusão de minha especialização em Gestão Escolar. O ponto central da pesquisa foi o resgate de toda minha experiência em gestão escolar e trabalho em salas de aula, observando os variados fatores que contribuem para a eclosão do fenômeno da indisciplina escolar. Nessa palestra falo sobre questões práticas do dia-a-dia das escolas e salas de aula, da realidade de alunos e professores.   Descrição 1. Palestra de conhecimento 2. Público-alvo: Professores e Gestores escolares 3. Duração: 40 minutos 4. Programa (Descrição): A indisciplina escolar é um fenômeno comum. Suas raízes estão em diferentes dimensões, abrangendo o próprio momento da sociedade, passando pela família e chegando ao trabalho do professor e da gestão escolar. Como esses diferentes fatores impa...